Por: Folha de Pernambuco

Folha de Pernambuco – 10/10/2011

O ministro Alexandre Padilha afirmou que o Brasil cumprirá seu compromisso em relação à produção do medicamento Benzonidazol, utilizado no tratamento da Doença de Chagas. Atualmente, o único fabricante do remédio no mundo, o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), está sem produzir o medicamento por falta de matéria-prima. Hoje, haverá uma reunião sobre o assunto no Ministério da Saúde, em Brasília, com a participação de representantes da Nortec, do Lafepe, da Secretaria estadual de Saú­de e da Anvisa.

“Desde que nos foi dada a missão de produzir o medicamento, cumprimos o compromisso e suprimos o Brasil e o resto do mundo. No entanto, tivemos um aumento da demanda em três vezes do que era previsto inicialmente. O Brasil está disposto a ajudar e amanhã (hoje), teremos uma reunião especial. Atualmente, o Lafepe tem um estoque estratégico do medicamento que é suficiente para as necessidades do País”, argumentou o Ministro.

Na sexta-feira passada, a organização Médicos Sem Fronteiras esteve no Recife para alertar para a necessidade de que o Ministério da Saúde se comprometa em regularizar a produção e distribuição desse medicamento. Por mais de 40 anos, a substância foi produzida pelo Laboratório Roche, que por falta de interesse comercial no produto, trans­feriu os direitos de produção para o governo brasileiro. Na ocasião, a Roche não só entregou o estoque de remédios que tinha como também matéria-prima suficiente para produzir três lotes da droga. Agora, com a aproximação do final do estoque, o laboratório, que passará a produzir esse insumo, é o Nortec, localizado no estado do Rio de Janeiro.