A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e o Fórum de Ongs Aids do Estado de São Paulo, realizaram, nos dias 10, 11 e 12 de maio, o “Seminário Nacional 20 anos da Terapia Antirretroviral – Avanços e desafios”. O evento visou a discussão a respeito dos 20 anos da Lei 9.313/96 (Lei Sarney) que regulamenta o acesso gratuito a toda medicação necessária ao tratamento das pessoas vivendo com HIV/AIDS por meio do Sistema Único de Saúde.
O GTPI foi convidado a compor integralmente umas das mesas do evento cuja temática era “Patentes, Sustentabilidade e Desafios Tecnológicos”. Inicialmente foi realizada uma breve explanação sobre “a construção da agenda de acesso a tratamentos de HIV/Aids no movimento social”. Nesse ponto foi realizado um retrospecto histórico da atuação da sociedade civil organizada na agenda de acesso a medicamento no Brasil. Tendo como tema “Sustentabilidade X Monopólios: o papel do ativismo na continuidade do acesso universal”, o GTPI enfatizou os desafios atuais com especial ênfase para a necessidade de prestar atenção no sistema de patentes e como ele afeta a sustentabilidade da política de medicamentos. As apresentações podem ser vistas e baixadas neste endereço virtual:http://www.forumaidssp.org.br/
Houve ainda um lançamento do novo site do GTPI (deolhonaspatentes.org), com ênfase na apresentação das ferramentas de participação e incidência, bem como nas publicações que estão disponíveis no sítio eletrônico.
Deixar um comentário