Nesta quinta, dia 23 de maio, a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) recebeu um prêmio honorário no IV Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH) da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da UNICAMP e do Instituto Vladimir Herzog. O prêmio é um reconhecimento do trabalho da ABIA em defesa dos direitos humanos, em especial o direito à vida e a saúde, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A cerimônia de homenagem foi realizada em Campinas com a presença de Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA, que reforçou o esforço conjunto de diversas organizações nacionais e internacionais comprometidas com a luta pela vida contra “uma ciência cada vez mais comprometida com o mercado”.
Além da fala do vice-presidente, foi apresentado um vídeo mostrando um protesto de 2017 em frente à sede da farmacêutica Gilead, em São Paulo, que teve como objetivo entregar um manifesto assinado por diversas organizações, dentre elas a ABIA, contra as patentes de medicamentos de hepatite C. Confira!
A ABIA reconhece o trabalho imprescindível da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da UNICAMP e do Instituto Vladimir Herzog, referências vitais na luta pela democracia e pelos direitos humanos no Brasil.
O Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH) contempla pesquisas acadêmicas que contribuam para a proteção e defesa do direito à vida, dignidade humana e justiça social e que sejam exemplo de defesa da liberdade e responsabilidade científica para a melhoria da humanidade.
Deixar um comentário