A apresentação das modalidades de prevenção e tratamento disponíveis para o controle do HIV/Aids, o debate sobre quando a propriedade intelectual vira uma barreira ao acesso universal dos tratamentos e o contexto político atual do Brasil, marcaram o início das atividades da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) e o Grupo de Trabalho de Proteção Intelectual (GTPI), na tarde desta quarta-feira (23), em Palmas, no Tocantins, onde está sendo realizado o IX Encontro Regional de Ongs AIDS da Região Norte (ERONG).

A Oficina de Primeiros Passos sobre Direito à Saúde, Acesso a Medicamentos e Propriedade Intelectual reuniu cerca de 50 pessoas vindas de diversos estados da região Norte representantes do movimento de luta contra a Aids, LGBT, pastoral da Aids, movimento de redução de danos, entre outros.

“A realização da oficina junto ao ERONG foi um meio encontrado para levarmos este debate sobre a incorporação de tecnologias e os Direitos Humanos para lideranças do movimento social de Aids de vários estados, isso somado aos saberes que todas elas possuem pela luta que desempenham nos seus espaços de influência, ajuda a qualificar os debates. É um aprendizado mútuo”, afirma o vice-presidente da ABIA, Veriano Terto, que ministrou a oficina.

 

Aberto na noite dessa terça-feira (22) o IX ERONG Norte segue até sexta-feira (25) abordando os desafios da resposta às ISTs/Aids na região, diante do atual avanço do conservadorismo, das políticas neoliberais e seu impacto econômico sobre as ações governamentais e do terceiro setor na prevenção e combate à epidemia de HIV/Aids, DSTs e Hepatites Virais.

Para a conclusão do IX ERONG serão votadas propostas para nortear as ações da sociedade civil na Região Norte e demandas politicas a serem encaminhadas para o poder público.

A Oficina de Primeiros Passos sobre Direito à Saúde, Acesso a Medicamentos e Propriedade Intelectual é realizada pela ABIA, GTPI e a Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (Rebrip). O IX ERONG é realizado pela Secretaria de Saúde do Tocantins.

 

Programação

22 de Agosto

14:00 – Credenciamento e Recepção no Hotel

16:00 – Panorama da resposta da sociedade civil nos estados ( Fóruns ONGs AIDS Região Norte)

17:00 – Leitura e Aprovação do Regimento do IX ERONG Norte

18:00 – Cerimônia de Abertura do IX ERONG (Ministério da Saúde, UNAIDS, Fórum Tocantinense de ONG/AIDS, RNAJVHA, Governo do Estado do Tocantins e Governo de Palmas)

20:00 – Coquetel de Abertura

23 de Agosto

08:30 – Prevenção combinada: impactos e o papel da sociedade civil na sua efetivação (Ministério da Saúde)

09:45 – Para além dos 90-90-90, (UNAIDS- Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS)

10:45 – Oficina Medicamentos e GTPI

12:00 – Almoço

14:00 – Oficina Medicamentos e GTPI

15:30 – Oficina Medicamentos e GTPI

16:45 – Coffe-Break

17:00 – Oficina Medicamentos e GTPI

17:30 – Manifesto dos Oprimidos (Ato Público)

19:00 – Jantar

24 de Agosto

09:00 – Lesbicas na Prevenção e Transrevolução Movimento AIDS E Trans (Lucrécia Borges, Atrato) (Nira Barbosa, AMAR) (moderação, Fórum Pará)

10:00 – Coffe-Break

10:15 – Novas Alternativas de Financiamento das Ações da Sociedade Civil, permanecer ou inovar?! (Alexandre Cunha, Gapa-SC) (Moderação, Fórum AP)

11:15 – Desafios da prevenção no norte com base na migração e refúgio de Venezuelados em Roraima e Amazonas (Ana Cristina, ABV) (Evalcilene Santos, ARDAN) (Moderação, Liberdade Calvacante Coopter)

12:30 – Almoço

14:00 – Mitos e verdades na hora do diagnóstico do HIV, como ter uma abordagem coerente na testagem pela sociedade civil?! Doutor Maravilha

15:00 – Prevenção, Racismo, Feminicidio, drogadição e Invisibilidades no contexto da AIDS, (Bernadete Aparecida, Casa 8 de Março), (Geise , MPVHA Tocantins) (Álvaro Mendes, Aborda) Moderação (Fórum Roraima)

16:15 – Coffe-Break

16:30 – Desafios da inclusão, abordagem e participação das pessoas vivendo com HIV/AIDS PNE’s nos trabalhos e atividades de ONGs e Movimentos, Isabela Valadares, RNAJVHA-RJ (Moderação, Fórum Acre)

17:30 – Comunicação em AIDS: Prevenção para além das redes sociais. Liandro Lindner, SP

19:00 – Jantar

25 de Agosto

08:00 – A perspectiva nacional de luta contra a Aids diante do atual contexto brasileiro sob o olhar das pessoas vivendo, Paulo Giacomini: RNP+, Heliana Moura: MNPC, Henrique Ávila: RNAJVHA( Moderação, Fórum Pará)

09:00 – Tecnologias de Prevenção e o atual contexto da AIDS no Brasil, (Ministério da Saúde)

10:00 – Coffe-Break

10:15 – Putafemismo, expressões e corporalidades na prevenção do HIV, (Monique Prado, CUTS, RS)

11:15 – Eleições de Representações para CAMS, CNAIDS e GT-U0NAIDS, Sede X ERONG.

12:30 – Almoço

14:00 – Elaboração da Carta Política do IX ERONG

15:15 – Coffe-Break

16:00 – Planejamento de Ações Conjuntas na Região