Por: GTPI

Onde?: Avenida Graça Aranha 206, Centro – Rio de Janeiro – RJ (em frente à Coordenação de Propriedade Intelectual – COOPI da ANVISA).
 
Quando?: dia 22/05/2015 entre 14h30 e 17h. 
 
O que?: Distribuição de panfletos para os pedestres alertando sobre como a cura da hepatite C está sendo colocada fora do alcance das pessoas por conta das estratégias abusivas de patente e preço da empresa multinacional Gilead. Será levado para o local uma caixa gigante do medicamento sofosbuvir e as pessoas poderão apoiar à ação carimbando a caixa com a Frase: “Livre de Patentes”.
 
Por que?: Neste momento a COOPI da ANVISA está analisando o pedido de patente para o sofosbuvir. Se este pedido for concedido, vai permitir que a empresa Gilead continue cobrando o preço de U$7500 (por 12 semanas de tratamento) no Brasil, se for negado vai permitir que haja concorrência e redução de preço. Essa redução será essencial para que o medicamento chegue a todos que precisam. O GTPI (Grupo de Trabalho em Propriedade Intelectual), coletivo de organizações da sociedade civil que defende a ampliação do acesso a medicamentos, apresentou argumentos técnicos que provam que essa patente deve ser rejeitada. Agora é preciso que esses argumentos sejam considerados e que a ANVISA diga “não” para esta patente que pode bloquear o acesso de milhares de pessoas ao tratamento. 

 


VEJA AQUI O PANFLETO DA AÇÂO