“Grupo de pesquisadores da saúde pública declarou que mais pobres no Brasil terão menos acesso às pílulas antivirais da empresa americana”

Especialistas da saúde pública publicaram uma nota, nesta quarta-feira 17, em que afirmam que o acordo assinado entre a empresa americana Pfizer e a organização Medicines Patent Pool pode prejudicar pacientes brasileiros no acesso aos tratamentos contra a Covid-19.

O tratado envolve 95 países e facilita a aquisição de comprimidos orais desenvolvidos pela Pfizer para a doença, por meio da fabricação de versões genéricas sob custo mais barato. Os medicamentos têm 89% de eficácia contra a Covid-19, segundo a companhia estadunidense.

Apesar de incluir países de renda média e baixa, o acordo não compreende países como o Brasil e a Argentina. O Brasil, portanto, terá de comprar o remédio original da Pfizer, o Paxlovid, que terá preços mais altos.

Para os pesquisadores do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual, o GTPI, que reúne organizações ligadas à saúde pública, esses termos agravam a situação brasileira no acesso a medicamentos que combatem a Covid-19.”

Leia a matéria completa: https://www.cartacapital.com.br/mundo/especialistas-criticam-acordo-da-pfizer-por-dificultar-acesso-a-tratamento-para-a-covid/