NOTA DO GTPI – Israel emitiu Licença Compulsória para a versão genérica da combinação lopinavir/ritonavir (Kaletra) como possível tratamento da Covid-19, possibilitando produção interna e compra do medicamento de países onde a patente expirou.
Israel aprovou o licenciamento de uma versão genérica de um medicamento contra o HIV para tratar pacientes infectados com o coronavírus, apesar das dúvidas sobre sua eficácia nos testes.O medicamento antiviral Kaletra, produzido pela AbbVie Inc, pode ser um possível tratamento para a Covid-19, informou o Ministério da Saúde de Israel após a emissão de uma permissão preliminar.
Enquanto a patente da AbbVie para Kaletra em Israel termina em 2024, a patente em alguns outros países, como a Índia, expirou.
Foi a primeira vez que o procurador-geral do país permitiu o uso de uma versão genérica de um medicamento protegido por patente em Israel.
“A empresa com a patente e o importador oficial em Israel não é capaz de fornecer o inventário necessário para este medicamento, que é muito procurado em todo o mundo atualmente”, afirmou o Ministério da Justiça em comunicado. “Portanto … o estado poderá importar substitutos genéricos de países onde a patente expirou.
“A versão genérica do Kaletra será usada apenas para tratamento da Covid-19, como medida proteção ao titular da patente.Acesse matéria completa (em inglês) na Reuters
Deixar um comentário