Aconteceu nos dias 31 de março e 1 de abril, em Brasília, o curso de Primeiros Passos do GTPI, realizado em parceria com o Fórum de ONGs Aids do Distrito Federal. A maioria dos participantes eram pessoas vivendo com HIV, jovens educadores da comunidade e integrantes de ONGs.
O curso trabalhou desde aspectos relacionados a replicação viral e atuação do medicamento neste processo, até a história do ativismo de medicamentos no Brasil e como as questões relacionadas a patentes foram adicionadas às pautas do movimento social de Aids.
Dois Participantes do curso ficaram muito mobilizados em relação aos abusos de patentes cometidos no Brasil pelas empresas farmacêuticas ligadas à Interfarma e decidiram propor uma moção na Conferência Nacional de Direitos Humanos que aconteceu entre os dias 27 e 29 do mês de abril.
A Conferência Nacional de Direitos Humanos aprovou com 92% dos votos de um total de 2 mil delegados e delegadas, a moção de repúdio a InterFarma pelo monopólio de patentes de medicamentos para o HIV/AIDS. A moção estará disponível em breve no sítio do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.
Deixar um comentário