O webinário “Ecos Rio 2023 Construindo Conexões: A crise climática é uma crise de saúde”, que será realizado no dia 1º de junho às 14h, tem o intuito de compartilhar as ideias, desafios e lições discutidos durante o evento “Por que a Justiça em saúde importa? A Pandemia de COVID: Lições do Sul Global e interseção com Justiça Climática” organizado por grupos do Sul Global que atuam em defesa do direito à saúde e justiça climática. Participarão da roda de conversa Vivian Camacho Hinojosa, Diretora Nacional de Medicina Tradicional do Ministério da Saúde da Bolívia, Richard Parker, presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA, Susana van der Ploeg, coordenadora do GTPI, e Vitória Ramos, facilitadora do “Rio 2023: Por que a Justiça em saúde importa?”.

O objetivo do evento realizado anteriormente no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 28 de abril, foi criar pontes e construir alianças entre dois movimentos globais, tendo como ponto de partida as lições aprendidas e reflexões sobre a pandemia de COVID-19. A certeza de que as mudanças climáticas têm impactos significativos em uma ampla gama de direitos humanos, em especial, o direito à vida digna e à saúde, a igualdade e não discriminação, foi o impulso para estabelecer uma interconexão entre as organizações do Sul Global que historicamente lutam por justiça em saúde e justiça sócio ambiental e climática.

A Health Justice Initiative, em parceria com a ABIA, Fase, Vacunas para la Gente, Médicos Sem Fronteiras – MSF, Rethink Trade e Oxfam Lac enfrentaram o desafio de unir esses dois movimentos, reunindo mais de 100 organizações do Sul Global.

Agora, com o webinário Ecos Rio 2023, queremos avançar com o compartilhamento de experiências, lutas e atividades, estabelecendo conexões para um trabalho conjunto em prol da justiça.

Organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) e pela ABIA, o webinário “Ecos Rio 2023 Construindo Conexões: A crise climática é uma crise de saúde” impulsionará as discussões em nível regional. O evento contará com tradução simultânea e é gratuito.

Clique aqui para fazer sua inscrição.