A Gilead Sciences se aliou à empresa de biotecnologia espanhola Aelix Therapeutics para desenvolver um regime de tratamento para a cura da Aids. Até o momento, os tratamentos buscam o controle do vírus nos pacientes.
O plano é combinar o Vesatolimod (GS-9620) da Gilead com uma vacina desenvolvida pela Aelix a partir de pessoas que parecem ter uma resistência inata ao HIV.
Chamada HTI, a vacina que atualmente está em desenvolvimento clínico inicial, conta de um imunógeno que é entregue ao corpo usando vetores virais para “reeducar” o sistema imunológico dos pacientes para que eles possam controlar sua infecção pelo HIV sem terapia anti-retroviral (ARV).
A parceria pretende usar ainda o vesatolimode para ativar a expressão do HIV no corpo, incluindo reservatórios como a linfa e outros tecidos, onde o vírus fica dormente e seguro de terapias atuais, para de aumentar a resposta imune induzida pela vacina. Como a HTI é projetada para redirecionar a resposta imune para áreas vulneráveis, como os reservatórios, a esperança é que, ao mesmo tempo, as duas abordagens sejam simultaneamente um “golpe duplo” que poderia erradicar o HIV do corpo.
No início deste ano, Gilead relatou um estudo pré-clínico em primatas não humanos onde os níveis virais levaram meses para recuperação após o tratamento com vesatolimod e um anticorpo neutralizante do HIV, enquanto em alguns casos os animais infectados mostraram um rebote mas começaram a re-suprimir HIV sem TARV.
A Gilead está planejando testes em seres humanos com o vesatolimod com um candidato a anticorpo neutralizante aprimorado, mas a colaboração da Aelix acrescenta outra sequência à sua curva de erradicação do HIV.
O estudo espanhol proposto irá inscrever 90 pacientes que iniciaram a TAR durante a infecção precoce pelo HIV e têm níveis de HIV abaixo dos limites de detecção, e deve começar no início do próximo ano. Assim como no estudo pré-clínico, a intenção é dosar com o vesatolimode e HTI e, então, retirar a TAR para verificar se a combinação vacina-droga pode manter os níveis de HIV sob controle.
Veja matéria completa em PMLive
Infelizmente no Brasil tudo é muito lento e eu acho que essas vacinas já deve ser elaborada sim se já são testadas já tem bom resultados já tem que ser aplicado assim nos portadores com consciência mas infelizmente o governo não quer isso porém acho que já era para fazer muita conversa e pouca atitude creio de um laboratório não está de brincadeira se testou se tem convicção no que está fazendo o porque não aplicar Já está na hora de o Brasil seguir em frente eu acho que não existe criança brincando nem trabalhando já temos que parar com isso você está sendo testado elaborado pelo menos presa conceituada porque não é o que eu penso