O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual, representado pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA, participou da segunda Cúpula Global sobre Propriedade Intelectual e Acesso a Medicamentos do ITPC, rede da qual fazemos parte. Foram três painéis em Istambul, Turquia, nos últimos três dias: “Two Years of COVID: Fighting the Good Fight!”, “The TRIPS Waiver” e “Big Pharma’s multiverse of Madness”.
Na plenária de abertura da GSIPA2M2022, ao lado de outros representantes da sociedade civil e pesquisadores, Alan Rossi falou sobre o fim da extensão de patentes no Brasil e o papel da ABIA no julgamento do STF.
Já no painel “The TRIPS Waiver”, Felipe Carvalho relatou a atuação do GTPI no Congresso Nacional em torno da lei 14.200/21, criada para melhorar o uso da licença compulsória durante emergências de saúde.
No segundo dia do seminário, Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA, trouxe ao debate as políticas e estratégias das organizações da sociedade civil no embate com a indústria farmacêutica pelo acesso a tecnologias de saúde no Brasil. Além disso, Veriano outorgou um reconhecimento do ITPC ao heróico trabalho dos colegas ucranianos em tempos de guerra.
Estar com pessoas tão brilhantes presencialmente, depois de mais de 2 anos de eventos online, significou muito para nós. Logo mais veremos desdobramentos positivos e propositivos de tudo que debatemos durante esses dias em Istambul.
Deixar um comentário