Aprovado para uso de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no último dia 3 de outubro, o medicamento Descovy®, da empresa farmacêutica Gilead Sciences, dos Estados Unidos, tornou-se o segundo medicamento para a estratégia de prevenção de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). O primeiro foi o Truvada® da mesma empresa farmacêutica.

O Descovy® combina os antirretrovirais aprovados em 2012, a emtricitabina (200mg) e o tenofovir alafenamida (25mg) para combinação diária de dose fixa de dois medicamentos aprovados em 2012 para impedir a aquisição sexual do HIV.

O Descovy® foi aprovado pela primeira vez nos EUA em 2016 para tratamento de infecção pelo HIV em adultos e crianças.

Indicação

Indicado para adultos e adolescentes que pesam pelo menos 35 kg para a profilaxia pré-exposição ao HIV-1, afim de reduzir o risco de infecção.

O Descovy® para PrEP deve ser usado como parte de uma estratégia abrangente, incluindo adesão à administração diária e práticas sexuais mais seguras, incluindo preservativos, para reduzir o risco de infecções adquiridas sexualmente.

Testagem

A avaliação de segurança e eficácia do Descovy® para PrEP foi realizada com 5.387 homens com sorologia negativa (HIV) e mulheres trans que fazem sexo com homens e corriam risco de infecção pelo HIV, durante um período entre 48 e 96 semanas.

O estudo comparou o Descovy® com o Truvada® (emtricitabina, tenofovir disoproxil fumarato, 200 mg/300 mg), aprovado e utilizado como PrEP desde 2012. A conclusão foi de que o Descovy® apresentou redução de risco de infecção semelhante ao Truvada®.

A população das mulheres que fazem sexo vaginal não foi avaliada.

Reações

Os efeito colaterais mais comuns foram diarreia e náusea. O medicamento também pode intensificar a infecção pela hepatite B (HBV), de forma que os médicos estão orientados a realizar uma testagem para HBV. Caso o paciente usuário com co-infecção por HIV-1 e HBV pare de tomar Descovy®, o HBV pode piorar subitamente.

Advertência

Para indivíduos que tomam Descovy®, mas que também têm vírus da hepatite B (HBV), há o risco de exacerbações do HBV na descontinuação de produtos com emtricitabina ou tenofovir disproxil fumarato.

Descovy® como PrEP para o HIV-1 é contra-indicado em indivíduos com status HIV-1 desconhecido ou positivo e só deve ser prescrito para indivíduos com HIV confirmado imediatamente antes do início e pelo menos a cada três meses durante o uso.

Com informações de FDA, RLS Media e Veja

Com imagem de San Francisco Aids Foundation