Ontem a novela Os Dias Eram Assim comoveu espectadores de todo o Brasil com sua personagem Nanda: ela recebeu o diagnóstico de que possui HIV/Aids. A trama se passa nos anos 1980, época em que não havia tratamento contra o vírus, o que colocava o conhecimento da infecção no mesmo nível de uma sentença de morte.

Hoje, a reação de Nanda certamente teria menor carga dramática, já que o avanço dos tratamentos e o aumento do acesso tornaram possível, por exemplo, que pessoas com HIV/Aids mantenham hoje a quantidade de vírus sob controle e até em um nível considerado indetectável no sangue, mas diante dos altos preços cobrados por laboratórios farmacêuticos, a universalização do tratamento acaba sendo possível para a imensa maioria da população apenas via rede pública de saúde, ou seja, com o governo comprando os medicamentos.

Veja a cena

O Brasil é uma referência mundial por prever a universalização de tratamentos de todos os níveis no seu Sistema Único de Saúde (SUS), mas isso não facilitaria a vida de Nanda nos tempos atuais, como não facilita das cerca de 827 mil pessoas que o governo estima terem o vírus no país.

As constantes investidas grandes empresas farmacêuticas no campo jurídico ou influenciando agentes públicos do poder legislativo pela manutenção de patentes, compromete fatias imensas do orçamento e impede a produção de medicamentos genéricos mais baratos.

Esta é a luta do Grupo de Trabalho de Propriedade Intelectual. Uma soma de esforços de 19 organizações que se unem na luta pelo controle do HIV/Aids, pelo acesso a medicamentos e pelo fim do preconceito.

#OsDiasEramAssim. Os dias de hoje já são melhores, mas os próximos dias precisam trazer o quanto antes o fim da epidemia.

 

Fazem parte do GTPI:

Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA

Conectas Direitos Humanos

FENAFAR – Federação Nacional dos Farmacêuticos

GESTOS – Soropositividade, Comunicação & Gênero

Grupo de Incentivo à Vida – GIV

Grupo de Resistência Asa Branca – GRAB

IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Médicos Sem Fronteiras – Campanha de Acesso a Medicamentos/Brasil

Fórum de ONG AIDS de São Paulo

Fórum de ONG AIDS do Rio Grande do Sul

Fórum Maranhense de ONG AIDS

Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS – Bahia – GAPA/BA

Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS – São Paulo – GAPA/SP

Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS – Rio Grande do Sul – GAPA/RS

Grupo Pela Vidda – São Paulo

Grupo Pela Vidda – Rio de Janeiro

Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – Núcleo São Luís do Maranhão

Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – Núcleo Piauí; Universidades Aliadas por Medicamentos

 

Imagem: TV Globo