• A British HIV Association (BHIVA) fornece diretrizes para as pessoas que iniciam o tratamento do HIV pela primeira vez;
  • Existem várias opções diferentes nas diretrizes;
  • A escolha do medicamento deve ser individualizada, levando em consideração efeitos colaterais, outros problemas de saúde, interações medicamentosas e preferências pessoais.

As diretrizes da Associação Britânica do HIV (BHIVA) listam uma série de opções para pessoas que fazem tratamento contra o HIV/AIDS pela primeira vez.

A maioria das pessoas toma uma combinação de três medicamentos antirretrovirais, embora agora seja possível também uma combinação de dois medicamentos.

Em uma combinação de três medicamentos, os dois primeiros são chamados de backbone (em português: “espinha dorsal”, significando elementos principais) da combinação de tratamento contra o HIV. São da classe de medicamentos chamada inibidores da transcriptase reversa nucleosídeo/nucleotídeo (ITRNN).

Tenofovir disoproxil e emtricitabina podem ser administrados juntos em um único comprimido em combinação (disponível na versão genérica ou sob a marca Truvada®).

Da mesma forma, tenofovir alafenamida e emtricitabina estão disponíveis em um comprimido combinado (Descovy®).

 

O backbone deve ser tomado juntamente com um terceiro medicamento. Existem várias opções:

– Atazanavir (Reyataz®) é um medicamento da classe de inibidores de protease. Ele tem seu efeito anti-HIV aumentado quando tomado junto a uma pequena dose de um segundo inibidor de protease chamado ritonavir (Norvir®). O atazanavir também está disponível em um comprimido combinado com o boicobicistat (Evotaz®);

ou

– Darunavir (Prezista®), potenciado com ritonavir ou cobicistate. O darunavir é um inibidor da protease que também está disponível nos comprimidos de combinação Rezolsta® ou Symtuza®;

ou

– Dolutegravir (Tivicay) é um inibidor da integrase também disponível no comprimido combinado Triumeq®;

ou

– Elvitegravir, um inibidor da integrase impulsionado pelo cobicistate. O elvitegravir está disponível apenas nos comprimidos combinados Stribild® ou Genvoya®;

ou

– Raltegravir (Isentress®) que é um inibidor da integrase;

ou

– Rilpivirina (Edurant®), um inibidor da transcriptase reversa não-nucleósido. A rilpivirina também está disponível nos comprimidos combinados Eviplera® ou Odefsey®.

O efavirenz segue como alternativa possível às opções acima, caso nenhuma seja adequada para você. O efavirenz é um inibidor da transcriptase reversa não-nucleósido (NNRTI) e está disponível como produto genérico (sem marca).

Como alternativa ao esquema tenofovir e emtricitabina, pode ser oferecida uma combinação de abacavir e lamivudina. Porém, é necessário fazer um teste antes de iniciar o tratamento com abacavir para a detecção de um gene associado à alergia ao abacavir. Caso exista esse gene, o tratamento não pode ser iniciado.

Uma opção é o abacavir e lamivudina em um comprimido combinado com dolutegravir (Triumeq®).

Outra alternativa é uma combinação de dois medicamentos: dolutegravir e lamivudina, disponível em um comprimido combinado (Dovato®).

A tabela abaixo resume as opções para uma combinação de três medicamentos.

 

SAIBA MAIS

Inibidor de Integrase – Classe de medicamentos que bloqueia a enzima integrase, essencial para a reprodução do vírus. A integrase realiza a inserção do DNA do HIV ao DNA humano, a ação inibidora do medicamento impede a replicação do vírus e sua capacidade de infectar novas células. Ex: Dolutegravir (DTG) e Raltegravir (RAL).

Inibidor Nucleosídeos da Transcriptase Reversa – Classe de medicamentos que atua sobre a enzima transcriptase reversa. Provoca danos na cadeia de DNA que o vírus HIV cria dentro das células de defesa do organismo impedindo a reprodução do vírus. Ex: Abacavir (ABC), Lamivudina (3TC), Tenofovir (TDF) e Zidovudina (AZT).

Inibidores Não Nucleosídeos da Transcriptase Reversa – Classe de medicamentos que também age sobre a enzima transcriptase reversa, bloqueia diretamente sua ação e impede a multiplicação do vírus. Ex: Efavirenz (EFZ) e Etravirina (ETR).

Inibidores de Protease – Classe de medicamentos que bloqueia a ação da enzima protease, que fazem parte de uma grande variedade de reações metabólicas, impedindo a produção de novas cópias de células infectadas pelo HIV. Ex: Atazanavir (ATV), Darunavir (DRV), Lopinavir (LPV) e Ritonavir (RTV).