A Comissão Europeia concedeu autorização para a comercialização de dolutegravir/lamivudina para o tratamento da infeção por VIH-1 em adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade e que pesem, pelo menos, 40 kg, sem resistência, conhecida ou suspeita, à classe dos inibidores da integrase, ou à lamivudina.

A combinação pertence à ViiV Healthcare, uma empresa farmacêutica joint venture, originada da aliança entre GlaxoSmithKline (Reino Unido – 76.5%), Pfizer (Estados Unidos – 13.5%) e Shionogi (Japão – 10%) especializada no desenvolvimento de terapias para a infecção pelo HIV.

A CEO da ViiV Healthcare, Dra. Deborah Waterhouse, considerou a decisão uma evolução importante ao destacar que durante muitos anos o HIV/Aids é tratado com regimes de três medicamentos. “Com a autorização de dolutegravir/lamivudina, as pessoas que vivem com HIV/Aids poderão, pela primeira vez, iniciar a terapia com um regime de dois fármacos em associação de dose fixa e de dosagem única diária, com a mesma eficácia do regime que reúne três medicamentos, mas com menos fármacos antirretrovirais.

“Com cerca de 25 mil novos diagnósticos de infecção por HIV/Aids na Europa todos os anos e, devido ao fato da infeção por HIV ser considerada uma doença crônica que exige a permanência do tratamento durante toda a vida, é ainda mais importante disponibilizar novas opções terapêuticas”, afirmou.

Veja matéria completa em News Engage Farma