A Rede de Conhecimento para Inovação e Acesso a Medicamentos, organiza um webinar com o tema A exclusividade de dados é justificada? Evidências sobre os impactos na inovação e no acesso a medicamentos. A conferência virtual será realizada no próximo dia 26 (quinta-feira), das 11h a 12h15, horário de Brasília.

O webinar é gratuito e aberto ao público e será realizado em inglês. A rede é um projeto do Centro Global de Saúde do Instituto de Pós-Graduação em Genebra.

Para participar do webinar, registre-se:

Os participantes poderão fazer perguntas oralmente ou por escrito, e os palestrantes responderão a uma seleção deles durante a segunda metade do evento. As gravações de todos os webinars serão disponibilizadas no Portal do Conhecimento sobre Inovação e Acesso a Medicamentos. Após o registro, você receberá um e-mail de confirmação com informações adicionais sobre como participar do webinar usando a plataforma Zoom.

Sobre as discussões

As informações necessárias para registrar um medicamento podem estar sujeitas a um período de exclusividade. Esse período de exclusividade pode atrasar a disponibilidade de medicamentos genéricos, impedindo a concorrência de outros fornecedores, mantendo assim os preços elevados dos medicamentos. A duração dos períodos de exclusividade e os tipos de tecnologias cobertas variam entre os países. Os países que não fornecem isso enfrentam pressão constante para fazê-lo durante as negociações de acordos comerciais. Qual é a justificativa por trás da exclusividade de dados? E quais são seus impactos?

O professor assistente da Faculdade de Medicina de Cumming, Reed Beall, apresentará um estudo recentemente publicado (acima), que revisou os tempos de desenvolvimento pré-mercado para todos os novos medicamentos aprovados nos Estados Unidos na última década. O estudo concluiu que não há evidências mostrando que o desenvolvimento de medicamentos biológicos leva mais tempo em comparação com outros medicamentos, apesar das reivindicações pressionando por períodos de exclusividade mais longos para medicamentos biológicos.

O webinar também apresenta a experiência colombiana na adoção de exclusividade de dados para medicamentos em 2002. Os químicos farmacêuticos, Mayra Vásquez e Miguel Cortés, apresentarão um estudo (acima) que examinou os impactos da exclusividade de dados 10 anos após sua introdução no país. O estudo observou que o período de exclusividade dos dados foi responsável por um custo extra de US $ 412 milhões em gastos com medicamentos. Ele também descobriu que o fornecimento de exclusividade de dados não levou a uma entrada mais rápida de novos produtos no mercado colombiano, outro argumento frequentemente usado para justificar a adoção de tal disposição.

A organização do evento aceita sugestões para palestrantes e temas para futuros seminários on-line em globalhealthresearch@graduateinstitute.ch

Oradores

Reed Beall – Professor assistente da Faculdade de Medicina de Cumming e Instituto O’Brien de Saúde Pública, Universidade de Calgary, Canadá; Faculdade Afiliada, Programa de Regulamentação, Terapêutica e Direito (PORTAL), Divisão de Farmacoepidemiologia e Farmacoeconomia, Departamento de Medicina, Hospital Brigham and Women´s e Harvard Medical School, Boston, MA, EUA

Mayra Vásquez – Química Farmacêutica, MSc Political Studies, Consultora Internacional em Política Farmacêutica e Preços de Medicamentos. Presidente do Colégio Nacional de Químicos Farmacêuticos da Colômbia, Regional Cundinamarca, Secretário DURG-LA (Grupo de Pesquisa sobre Utilização de Medicamentos)

Miguel E Cortés G. – Químico farmacêutico; Consultor em saúde pública, Especialista em referência internacional de preços de medicamentos, UNOPS (Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos)

 Artigos de pesquisa

1) Tempos de desenvolvimento pré-mercado para medicamentos biológicos versus de moléculas pequenas, 2019

2) Impacto de 10 anos de exclusividade de dados na Colômbia, IFARMA, 2012

Relatório completo em espanhol

Resumo em inglês