A recente tragédia climática no Rio Grande do Sul acende um significativo alerta para o país: eventos climáticos extremos já são uma realidade no Brasil. A recorrência cada vez mais frequente desses cenários reivindica a elaboração de planos estratégicos robustos e articulados em defesa da saúde pública, que contemplem a participação comunitária.
Para tratar sobre o assunto, no dia 11 de julho de 2024, foi realizado o webinar “A tragédia climática do RS e os seus impactos na saúde, no acesso a medicamentos e nos direitos humanos”, organizado pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) / Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) em parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS do Rio Grande do Sul (GAPA) e do Fórum ONG AIDS RS.
O evento contou com a presença de Richard Parker (ABIA), Carla Almeida (GAPA/RS), Dulce Ferraz (Fiocruz) e Roger Raupp Rios (TRF4), e teve como objetivo refletir sobre a catástrofe climática ocorrida entre abril e maio de 2024 no Rio Grande do Sul (RS) e explorar a interseção entre mudanças climáticas, saúde pública e direitos humanos, discutindo tanto os impactos imediatos quanto as implicações a médio e longo prazo das tragédias.
“ECOS Webinar – A tragédia climática do RS e os seus impactos na saúde, no acesso a medicamento e nos direitos humanos” é uma reprodução das riquíssimas falas e contribuições dos palestrantes durante o webinar, que faz parte da série de diálogos sobre justiça, clima e saúde. Tanto o webinar quanto este documento representam nossa solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, especialmente às vítimas fatais e aos que ainda enfrentam as consequências dessa tragédia.
Deixar um comentário