Dia 20/07

Protesto contra os altos preços da Gilead – A ilha do Tesouro

Ativistas brasileiros marcaram presença no protesto contra os altos preços cobrados por medicamentos como Truvada (prevenção da transmissão do HIV) e Sofosbuvir (Hepatite C). Milhares de moedas de ouro foram despejadas no stand da empresa, para denunciar a ganância com a qual os preços são estabelecidos. Pedro Villardi do GTPI/ABIA conduziu gritos de protesto contra a Gilead.

 

Protesto contra os altos preços da Roche – a Marcha dos sutiãs

O GTPI/ABIA e vários ativistas marcharam pela conferência usando sutiãs, denunciando o alto preço cobrado pela empresa Roche (U$34000) pelo tratamento anual com o medicamento Trastuzumab, importante ferramenta de combate ao câncer de mama. Na África do Sul, muitas mulheres estão sofrendo com a falta de acesso a esse medicamento. Até mesmo seguros de saúde estão se recusando a pagar pelo tratamento por considera-lo caro demais.

“A Roche está escolhendo manter seus lucros ao invés de salvar a vida das mulheres”, disse Lorena di Giano, coordenadora da RedLam. Demandamos que a Roche reduza imediatamente seu preço, se eles não o fizerem governos devem agir para garantir utilização de versões genéricas”.

Lançamento da publicação Mito e realidade

richard

Sob a coordenação da ABIA, foi lançada hoje (20/07), a publicação “Mito vs Realidade: sobre a resposta brasileira à epidemia de HIV e AIDS em 2016”. O lançamento aconteceu no Global Village, evento paralelo à Conferência Internacional de AIDS, em Durban, África do Sul.

Acesse a publicação em:

http://abiaids.org.br/entenda-os-desafios-para-o-enfrentamento-da-epidemia-de-hiv-e-aids-no-brasil/29238

Intervenção na sessão “Tendência recentes em preços de antirretrovirais e diagnósticos”

pedro sessao

Pedro Villardi, do GTPI/ABIA, lê declaração apesentando a campanha “interfarma, largue o caso” na sessão “Tendência recentes em preços de antirretrovirais e diagnósticos”. O presidente da sessão, o médico Nathan Ford, antes de começar as apresentações, chamou Villardi ao palco onde o ativista pediu o apoio das mais de 200 pessoas na sala.

 Dia 21/07

Evento sobre estratégias da sociedade civil

evento 21 evento dia 21 - 3 evento dia 21 - 2

Na Treatment Networking Zone, Lorena, REDLAM/FGEP, compartilhou as estratégias da sociedade civil Argentina na fala: “Como desafiar as patentes para melhorar o acesso a medicamentos.” Lorena e Nicolas, REDLAM/FGEP, também apresentaram no Youth Pavilion o trabalho da REDLAM e a campanha: “Companhias Farmacêuticas, Larguem o Caso”.

Aconteceu também uma sessão com Marcos Low, da TAC, África do Sul, sobre Reforma na Lei de Patentes: “Trabalho com Propriedade Intectual é trabalho político”. A ativista indiana Kajal compartilhou foi a reforma da lei de Patentes na Índia em 2005, enfatizando que: “A mídia é crucial.”

Pedro, GTPI/ABIA, apresentou o processo da Reforma da Lei de Patentes no Brasil e compartilhou pensamentos sobre campanhas e estratégias.