Durante a participação em atividades de debate, mobilização e protesto ao longo desta semana em Buenos Aires, ativistas brasileiros do Fórum ONGs Aids do Rs e do Grupo de Trabalho em Propriedade Intelectual (GTPI), coordenado pela Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), produziram uma nota de posicionamento expressando reflexões do grupo. Acesse aqui a CARTA DE BUENOS AIRES.

O documento foi desenvolvido após a participação do grupo no “Forum de Soberania Sanitária”, no marco da Cúpula dos Povos “Fuera OMC”, organizada por ONGS e movimentos sociais como evento paralelo a 11a reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada de 10 a 13/12 em Buenos Aires. Os ativistas brasileiros participaram intensamente da Cúpula dos Povos, bem como da grande manifestação de rua do dia 12/12. Já no dia 13, os ativistas também marcaram presença da Assembléia de encerramento da Cúpula dos Povos, onde foi aprovada uma declaração final: Acesse aqui.

A participação dos ativistas brasileiros foi importante para reforçar a saúde como um direito humano, fortalecendo a resistencia a processos de privatização dos sistemas de saúde e ao controle da circulação de medicamentos e outros bens de saúde por empresas detentoras de patentes.