Uma análise realizada em 199 participantes não infectados com HIV, observou que o cabotegravir (CAB), medicamento contra HIV/Aids ainda em fase de desenvolvimento, não está relacionado a ganho excessivo de peso.

O cabotegravir é uma susbstância que ganhou relevância no campo do HIV/AIDS por apresentar longa duração em associação com outros antirretrovirais, entre 21 e 50 semanas após dosagem única, impedindo a infecção por HIV quando utilizada como PrEP e a possível supressão do vírus quando administrada em dosagens a cada dois meses para casos de tratamento.

Após 41 semanas de observação, a maioria dos participantes do estudo que usaram o cabotegravir registraram aumento médio de peso em 1,1Kg, apenas 0,1kg acima dos participantes tratados com placebo. Foi registrado um aumento de 5% em 24 pessoas que utilizaram o CAB e em sete receptores de placebo, o que não foi considerado suficiente para colocar o CAB como determinante para aumento excessivo.

Antes do início do estudo, o professor do Centro de Pesquisa Clínica em AIDS e Educação da Universidade da Califórnia, Raphael Landovitz, afirmou que o medicamento tem sido associado ao ganho de peso e aumento da circunferência da cintura, com alterações de maior magnitude observadas entre as mulheres, pacientes negros, dentre outras características.

Os pesquisadores avaliaram em comunicado que a pesquisa “oferece uma oportunidade única para avaliar mudanças no peso e parâmetros metabólicos entre os participantes não infectados com HIV com uso de placebo e do CAB com agentes antirretrovirais adicionais”.

O peso foi medido no início do estudo, durante a fase de dosagem oral nas semanas 2 e 4, e durante a fase injetável nas semanas 5, 17, 19, 29 ou 33 e 41.

Veja texto completo em Healio

Com imagem de iStock/Esben H