Acompanhe todos os detalhes por meio da Hashtag #AudienciaAccesoAMedicamentos
Depois de muito esforço, foi concedida a 25 organizações da América Latina e do Caribe a solicitação feita a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) de uma audiência sobre acesso a medicamentos, a ser realizada dia 6 de dezembro de 2016. O intuito desta audiência é de expor o drama da falta de acesso a medicamentos pela população desta região como uma violação dos direitos à saúde e à vida. De acordo com os dados recolhidos por Germán Holguín, Diretor Geral da organização Misión Salud (Colômbia), em seu livro “A guerra contra os medicamentos genéricos. Um crime silencioso “, a falta de acesso a medicamentos afeta cerca de 2000 milhões de pessoas no mundo inteiro e causa a morte de mais de 10 milhões de pessoas por ano, dos quais 700 mil estão na América Latina e no Caribe.
A audiência irá permitir expôr o problema e as suas causas a nível continental, especialmente o dano que causa em populações mais vulneráveis, e propôr soluções para os atores nacionais e internacionais. A magnitude do drama fez nossas organizações se mobilizarem em busca de apoio dos Estados e dos cidadãos para defender o direito à vida, à saúde e aos medicamentos. A audiência também terá um caráter de denúncia contra às práticas abusivas e extorsivas promovidas pelas empresas farmacêuticas multinacionais para bloquear o fornecimento de medicamentos genéricos acessíveis, impedindo a sustentabilidade financeira de sistemas de saúde, como o SUS no Brasil.
Especificamente o GTPI/ABIA irá apresentar o caso da anuência prévia da ANVISA, mecanismo que favorece o acesso a medicamentos mas que está sob intenso ataque judicial da INTERFARMA (Associação de laboratórios multinacionais). Clique aqui para mais detalhes ou acesse: http://deolhonaspatentes.org/item/interfarma-abandone-o-caso/
Deixar um comentário