A Food and Drug Administration (FDA) expandiu a aprovação do Truvada (tenofovir disoproxil fumarato / emtricitabina) como profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV/Aids para adolescentes com idade ente 15 e 17 anos.

O FDA é a agência federal responsável pela proteção e promoção da saúde pública que inclui a prescrição de medicamentos farmacêuticos no país. A decisão foi baseada no estudo com duração de 48 semanas (ATN113), que envolveu 67 adolescentes cujo risco de infecção foi considerado alto.

De acordo com os resultados, os efeitos colaterais da PrEP nos adolescentes foram comparáveis aos observados nos estudos com adultos, sendo os mais comuns a dor de cabeça, dor abdominal e perda de peso. Quatro dos participantes tiveram uma diminuição na densidade mineral óssea, sendo três uma diminuição considerada “modesta” e um que teve um declínio superior a 4% na densidade mineral óssea total na 24ª semana do estudo.

O Truvada foi aprovado como método de prevenção do HIV em 2012 para pessoas com 18 anos ou mais. A extensão do uso como PrEP inclui adultos e adolescentes em risco de contrair HIV que pesam pelo menos 35 kg.

Necessidade de acompanhamento

No início do estudo, os participantes realizaram visitas clínicas mensais durante os primeiros três meses, em seguida, as visitam passaram a ser trimestrais. Embora o nível geral de adesão dos participantes tenha sido promissor durante os primeiros três meses, caiu drasticamente quando o protocolo do estudo mudou para visitas clínicas menos frequentes.

O fenômeno levou os pesquisadores a concluírem que os adolescentes podem precisar de acompanhamento mensal para se saírem bem na PrEP.

“O estudo demonstrou que o Truvada enquanto PrEP é uma opção de prevenção bem tolerada para adolescentes vulneráveis ao HIV”, concluiu a PDH psicóloga clínica do Stroger Hospital e pesquisadora, Sybil Hosek, de Chicago.

Com informações de Business Wire

Com imagem de Science