Os antibióticos usados para tratar infecções que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos (zoonoses), como campilobacteriose e salmonelose, estão cada vez menos eficazes. O alerta, que se soma a outras advertências em torno do problema da resistência antimicrobiana, é o resultado de uma pesquisa conjunta do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) e Autoridade Europeia da Segurança dos Alimentos (EFSA).

A resistência antimicrobiana (RAM) é o fenômeno do desenvolvimento da capacidade de resistência dos agentes causadores de doenças em relação aos medicamentos, que podem tornar-se limitados ou completamente ineficazes no combate às enfermidades. A resistência ocorre com todos os medicamentos chamados antimicrobianos, que são antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários.

O estudo analisou dados de 2017, coletados de 28 estados membros da União Europeia (UE) entre humanos, juntamente com porcos e bezerros com menos de um ano de idade. O relatório concluiu que a resistência aos antibióticos do tipo fluoroquinolonas nas bactérias Campylobacter, em alguns países, chega a ser completa para casos graves de campilobacteriose, doença que causa problemas intestinais a partir da ingestão de alimentos e bebidas contaminadas.

A mesma resistência ocorre com a bactéria salmonella, que infecta humanos por alimentos, maus hábitos de higiene e está se tornando resistente às substâncias ciprofloxacina e tetraciclinas em proporções extremamente altas.

A ciprofloxacina é um antibiótico que age inibindo a síntese de DNA em bactérias, e as tetraciclinas pertencem a um grupo de antimicrobianos com amplo espectro de ação atuando sob bactérias, protozoários e fungos.

Todos os medicamentos relacionados na pesquisa não estão na primeira linha de tratamento pela possibilidade de desencadear efeitos colaterais debilitantes, o que limita de forma severa as opções disponíveis para o tratamento dos pacientes da UE para infecções consideradas graves.

Em junho de 2017, a Comissão Europeia adotou o Plano de Ação Única da UE contra a Resistência Antimicrobiana, um conjunto de medidas sob o conceito de Saúde Única que abrange saúde humana, animal e práticas ambientais.

Acesse o relatório na íntegra

Com imagem de Straits Times