Você acredita que o Brasil precisa produzir e importar vacinas com rapidez e a um preço mais justo, para que toda a população brasileira seja vacinada o mais rápido possível? Ou que pessoas ricas e pobres têm direito ao acesso aos mesmos medicamentos no tratamento contra a Covid-19? O GTPI e mais 84 organizações da sociedade civil também acreditam nisso. E por isso divulgaram o Manifesto A Vida Pede Licença! Pela derrubada dos vetos à lei 14.200/2021.
Aprovada por ampla maioria tanto no Senado como na Câmara, a lei 14.200/2021 fez ajustes necessários para que a licença compulsória funcione melhor e mais rápido durante crises de saúde, mas sofreu vetos da presidência que enfraquecem sua aplicação. Os vetos retiram as obrigações do governo e da indústria farmacêutica de agir para que conhecimentos essenciais no combate à COVID-19 sejam tratados como bens comuns e estejam ao alcance de todos.
É urgente que parlamentares derrubem os vetos presidenciais da lei que facilitaria o acesso a tratamentos que hoje só estão disponíveis para quem pode pagar caro. Segundo dados do portal UTIs Brasileiras, a mortalidade por COVID-19 é de 53,1% para internados em UTIs públicas, frente a 30,9% na rede privada. Esse é um retrato da desigualdade que está sendo criada pelo monopólio mantido pelas indústrias farmacêuticas.
Infelizmente estamos nos aproximando de quase 600 mil vidas levadas pela doença e mais incontáveis vítimas dela no Brasil. A Vida Pede Licença! Assine também o manifesto aqui.
Deixar um comentário