O GTPI expressa seu profundo pesar pelo falecimento do ativista José Araújo Lima Filho, nesta terça 03 de setembro de 2019. Com uma trajetória de mais de 30 anos no movimento de luta contra a Aids, Araújo participou de diversos espaços de articulação e contribuiu com várias organizações e movimentos sociais, sempre tomando posicionamentos firmes em defesa do SUS, dos direitos humanos, da atenção humanizada, das políticas de prevenção e das populações vulneráveis.

Araújo foi um incansável ativista que nunca se calou diante das injustiças. Perante a crise de acesso a medicamentos para tratamento da Hepatite C, por exemplo, Araújo teve um papel marcante no protesto em frente à sede da empresa Gilead, em agosto de 2018. Nesta ocasião, mobilizou seus colegas do Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (Mopaids) que lotaram o ato, bloqueando a entrada do prédio onde fica a empresa. Araújo foi uma das vozes mais presentes neste ato, onde denunciou os abusos causados por patentes farmacêuticas e a ganância que faz com que milhões de vidas sejam perdidas.

Selecionamos esta foto para homenagear nosso querido Araújo, ilustrando aquilo que ele representava para todos nós: um ativista cheio de força e energia, que sabia expressar como poucos a chama da indignação. Seu companheirismo, gentileza, inteligência e senso crítico também serviram de combustível para muitos debates, ações e vitórias.

Estamos de Luto, mas sua luta permanece viva, Araújo.