É com profundo pesar que o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) recebeu hoje, 09, a notícia do falecimento do Professor Doutor Jorge Adrián Beloqui, na cidade de Buenos Aires (Argentina), que visitava em férias.
Jorge Beloqui foi um intelectual e ativista de grande importância na defesa contínua dos direitos de pessoas vivendo com HIV/Aids e na luta contra o estigma e discriminação no Brasil. Nascido na Argentina em 1949, era professor sênior do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e pesquisador do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (Nepaids-USP). Foi um dos fundadores da ONG Pela Vidda e do Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (Mopaids), em São Paulo.
Além disso, desenvolveu uma densa atuação política no cenário nacional e internacional ao longo das últimas quatro décadas. Dentre suas inúmeras contribuições, está a luta pela vacina contra o HIV, a saúde como direito, o trabalho de acolhimento a pessoas recém diagnosticadas com HIV, a transparência da gestão pública, tendo no horizonte sempre a luta pela superação das desigualdades. Jorge Beloqui será sempre uma referência para todas, todes e todos por sua trajetória honrada e dedicada à luta pelo direito à saúde.
Jorge teve atuação fundamental no movimento Aids e no GTPI, grupo do qual participou desde sua criação, em 2003. Beloqui representou institucionalmente o GTPI e o movimento Aids em inúmeras oportunidades, sempre com uma defesa firme e inequívoca dos direitos humanos e da democracia. As instituições, ativistas e especialistas que fazem ou fizeram parte do GTPI tiveram o privilégio de aprender e conviver com ele, um apaixonado pela vida e um militante determinado.
Atualmente, ele era diretor do Grupo de Incentivo à Vida (GIV) e compunha o Conselho da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA). Além disso, representava nacionalmente a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com AIDS (RNP+), que ajudou a fundar em 1995, no Grupo Temático do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).
Hoje nos despedimos dele, mas levaremos sempre conosco as memórias, os ensinamentos, a inspiração, a vitalidade, os valores, o legado e a confiança no futuro.
Nossas condolências aos companheiros e companheiras do movimento AIDS, amigos e familiares nesse momento de tristeza.
Deixar um comentário