Confira a programação do Seminário de 20 anos do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual que ocorrerá na terça-feira que vem, dia 5 de setembro, no Hotel Guanabara, no Rio de Janeiro.

Nesta data comemorativa, celebramos os 20 anos de existência do GTPI, reunindo coordenadores anteriores para refletir sobre a trajetória marcante e as realizações alcançadas ao longo do tempo. Através de uma jornada nostálgica, relembraremos marcos importantes, decisões estratégicas e momentos de superação que moldaram o caminho do grupo até o presente. Ao mergulhar no passado, buscamos extrair lições valiosas para inspirar o planejamento de novas estratégias, adaptando-se às transformações e demandas contemporâneas da área. Contaremos com a presença de Carlos Passarelli, Renata Reis, Pedro Villardi e Felipe Carvalho e moderação de Susana van der Ploeg, atual coordenadora do GTPI.

Trataremos também de dilemas para o acesso a medicamentos, abordando temas como a pedagogia do tratamento, produção local e sustentabilidade do SUS, com contribuições de Juan Carlos Raxach e Eloan Pinheiro e moderação de José Cândido da Silva.

Serão apresentadas reflexões sobre adaptações na Lei de Licença Compulsória no contexto da pandemia de Covid-19, abordando os desafios da ausência de regulamentação e a importância da revitalização desse mecanismo de proteção à Saúde Pública, a partir da exposição de Luciana M. N. Lopes, Bianca Carvalho e Gabriela Chaves, com moderação de Carolinne Scopel.

Por fim, a mesa de encerramento será em homenagem a Jorge Beloqui, revisitando seu ativismo em defesa da saúde e a confluência transformadora da técnica, política e mobilização pelos Direitos Humanos da vida e da saúde, com a presença de Eloísa Machado e Veriano Terto Jr.

Inscreva-se já ou assista pelo zoom!