O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) e a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) convidam para o webinar “Desenvolvimento da Vacina de mRNA e Sustentabilidade para a Saúde Pública na América Latina” que acontecerá na terça-feira, dia 15 de agosto às 14h BRT.
A Pandemia de COVID-19 evidenciou a importância da produção local de insumos farmacêuticos, medicamentos e vacinas, como forma de evitar a dependência de empresas farmacêuticas multinacionais. Nesse período, ficaram evidentes os desequilíbrios do poder global e a necessidade de alcançar soberania em saúde, principalmente para os países do Sul Global, que enfrentaram dificuldades de acesso às tecnologias de saúde essenciais para combater o coronavírus, em especial, as vacinas, em razão do sistema de propriedade intelectual que funcionou como uma barreira de acesso.
No Brasil, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), unidade da Fundação Oswaldo Cruz, uma instituição pública brasileira, está liderando o desenvolvimento de uma vacina de mRNA original, abrindo uma perspectiva regional importante na América Latina. Esse avanço tecnológico traz consigo enormes benefícios para atender às necessidades de saúde pública do Brasil e de outros países latino-americanos no futuro.
O objetivo do webinar é compreender o desenvolvimento da vacina de mRNA e explorar estratégias de sustentabilidade que assegurem a independência em relação às grandes farmacêuticas, o compartilhamento de tecnologias e a distribuição equitativa e acessível de vacinas em prol da saúde pública na América Latina.
Participam da conversa Dr. Sotiris Missailidis (Fiocruz/Bio-Manguinhos), Dra. Patrícia Neves (Fiocruz/Bio-Manguinhos) e Dra. Gabriela Chaves (pesquisadora em Saúde Pública).
Haverá tradução simultânea para o inglês e espanhol!
Deixar um comentário